segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Scones Ingleses

Essa receita eu devo agradecer a Cláudia, peguei essa receita no blog dela e ela teve o maior carinho e atenção para comigo em minhas duvidas.
É uma receita que perfuma toda a casa.
"De origem escocesa e irlandesa, os scones são ao mesmo tempo pão e bolo. O usual é servi-los cortados em formato triangular. Podem ser servidos no café da manhã e também muito comum no chá da tarde. Fica ótimo com a geléia da sua preferência."

Ingredientes

3 xícaras (chá) (eu usei 3 xícaras e meia)de farinha de trigo
6 colheres (sopa) de açúcar
1 1/2 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitada de sal
1/2 xícara de leite
1/2 xícara de manteiga gelada (100g)
1/2 xícara (chá) de leite
1 ovo grande
1 gema
1 xícara (chá) de uva passa preta sem caroço
1 gema batida com 2 colheres (sopa) de água (para pincelar)
1/3 xícara (chá) de açúcar (para polvilhar).

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 180ºa 200º (moderado). Unte uma assadeira de 35 cm.
Numa tigela, misture os cinco primeiros ingredientes, adicione a manteiga, e com duas facas, faça movimentos de cortar para obter uma farofa granulosa.
Acrescente o leite, o ovo, a gema, as passas e misture ligeiramente apenas para incorporar os ingredientes. Esta massa fica pegajosa. Com as mãos polvilhadas com farinha, achate a massa na forma untada num fazendo um disco de 23 cm de diâmetro, sobre o fundo da assadeira. Sobrará um espaço vazio. Leve para gelar por quinze minutos.
Pincele a massa com a gema misturada com a água e polvilhe com o açúcar. Com uma faca grande, marque a massa como se fosse cortar em oito fatias. Leve para assar por 15 a 20 minutos ou até dourar.
Obs.: Se quiser preparar esta receita com um dia de antecedência, depois de pronta, espere esfriar e guarde as fatias numa lata bem fechada.

2 comentários:

Cláudia disse...

Nani, ficaram maravilhosos os seus scones, menina. Você cortou em oito pedaços? Eu cortei em mais pedaços, pois tinha mais gente para comer (risos). Deu vontade de fazer de novo!
bjs

Betechef disse...

Oi, Nani! Vim retribuir sua visita e aproveitei para dar uma olhadinha no blog.Achei bem legal e etá receita parece uma delícia.
bjs!!!