sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Bolo de natal

Desculpem não ter postado essa receita ontem como eu prometi, é que ontem fui assaltada e não tive cabeça para mais nada.
Agora vamos falar da receita, quem me falou dessa receita foi minha querida amiga Lourdes Maria e por sua vez ela viu essa receita no blog da Regina, me aventurei e fui para cozinhar fazer e assim poder presentear meus amigos, a receita foi só sucesso, andaram me perguntando onde eu comprei o tal bolo, rsrsr
Sei que está em cima da hora, mas se vocês ainda não fizeram nada e não sabem o que fazer para seus amigos ai vai uma ótima sugestão.



Ingredientes

4 ovos (claras e gemas separadas)
2 xícaras (chá) de açúcar
150g de manteiga
Raspas da casca de um limão
1 maçã ralada
2 colheres chá de essência de panetone
1 1/2 xícara (chá) de leite
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara (chá) de uvas passas escuras
1/2 xícara (chá) de frutas cristalizadas
1/2 xícara (chá) de nozes picadas
1/2 xícara (chá) de cerejas picadas
1/2 xícara (chá) de damasco seco picado
1/2 xícara (chá) de figo seco picado

Modo de fazer

Na batedeira bata as gemas com o açúcar, acrescente a manteiga e as raspas de limão até obter uma mistura bem cremosa.
Sem parar de bater acrescente a maçã ralada, a essência de panetone e o leite, coloque a farinha de trigo e retire da batedeira.
Coloque o fermento em pó e junte as claras batidas em neve.
Misture todas as frutas passando por elas farinha para que as mesmas não descem para o fundo do bolo.
Feito isso acrescente as frutas misturando delicadamente.
Coloque em formas tipo bolo inglês (10x20cm) e leve-as ao forno pré-aquecido por mais ou menos 40 minutos.

Eu comprei formas de papel manteiga e fiz diretamente nelas, rende cinco bolos essa receita e sai bem baratinho.
Eu embrulhei depois em papel celofane, ficou lindinho.



E como eu vi só agora, aproveito essa receitinha para participar do evento de receitas natalinas de minha querida amiga Cris.

10 comentários:

Marizé disse...

Essa receita é mesmo para tomar nota, ficou lindo e aposto que é bem aromático e fofinho.

Que chato teres sido assaltada, imagino o susto, estás bem?

Espero que sim, beijocas e boas festas

Gi disse...

Assalto, Nani? esse mundo está cada dia mais louco!!! mas vc já está bem, né? ;o]
e esse bolo parece ser fantástico, para dar de presente então! deve ser um sucesso só!
beijo e ótimo Natal para vc e toda a sua família, muita paz!

Laurinha disse...

Assalto?!? Está tudo bem, espero!

E o bolinho, lindo, super perfumado, aposto! e delicioso!

Beijinhos,

kini disse...

Assaltada!!! Mas que susto!!!Espero que esteja bem.
Feliz Natal.
Bjs

Nani do Paulo disse...

Meninas obrigada pela preocupação, graças a Deus nada de mais me aconteceu, o filho de uma ... me colocou a arma na boca, mas pegou o que queria e não me fez nada.

bia disse...

assalto ! meu Deus, ainda bem que vc esta bem !
Adorei a receita, e ja estou antoando ! bjs

Marcel Miwa & Nina Moori disse...

Que coisa desagradável...em plena época natalina.
Que bom que não aconteceu nada com vc!
Espero que a sua mesa de Natal te faça esquecer e te traga mta alegria.
bjinho,
Nina.

Cris disse...

Nani, lindo, lindo este bolo, eu amo bolo de frutas! Espero que em 2008 seus sonhos se realizem da maneira que você planejou, com muita pompa e estilo, pois 2008 será para você o começo de uma nova etapa em sua vida! Desejo a você e sua família tudo de bom... e sinto muito pelo incidente... estes sustos sempre nos deixam meio desnorteadas, mas com certeza os anjos do Senhor estavam ali te protegendo de algo pior. Bjks.

Luciana disse...

Nani, eu estava procurando uma receita assim, parece que fica bem fofinho, né ?!
Ficou lindo !
Bjos, Lú.

Cirlei disse...

Olá Nani
Este bolo deve ser muito bomm, não é?
Já copiei para fazer logo, logo.
Aproveitei e linkei seu blog,pois gostei bastante.
Doces beijinhos
Cirlei