segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Conheça São Paulo

Moro em Minas, mas sempre que dá vou a São Paulo e se tem um lugar onde eu não canso de passear é pelo centro daquela cidade.
Acho São Paulo muito prático, pois tudo que queremos encontramos facilmente e ao contrário de muitas pessoas acho aquela região central encantadora.
No centro encontramos opções de passeio para todos os gostos.
Por lá encontramos o mercado Municipal,
inaugurado em 1933, que é um importante entreposto comercial de atacado e varejo, especializado na comercialização de frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios (dos mais diversos para nossas cozinhas). E e lá também que encontramos tradicional sanduiche de mortadela o melhor que já comi em minha vida.
Outra opção também é a praça da Sé, agora totalmente reformada. No meio da praça está situado o Marco Zero, que indica as direções dos Estados que fazem limite com São Paulo e a partir do qual se conta a distância de qualquer ponto da cidade. Junto à praça está situada a Catedral Metropolitana da Sé que é a maior igreja de São Paulo.

Temos também a estação da Luz, que é uma estação de trem localizada no bairro da Luz. Ela Faz parte do sistema de trens metropolitanos da CPTM e do Metrô de São Paulo. A estação abriga o Museu da Língua Portuguesa, inaugurado em 2006 ele é um museu interativo sobre a língua portuguesa. O objetivo do museu é criar um espaço vivo sobre a língua portuguesa, considerada como base da cultura do Brasil, onde seja possível causar surpresa nos visitantes com os aspectos inusitados e, muitas vezes, desconhecidos de sua língua materna.

Outra opção gostosa de se observar é o edifício Copan, Projetado por Oscar Niemeyer, fica num dos pontos mais movimentados do centro da cidade de São Paulo. É bastante conhecido pela sua geometria sinuosa, que lembra uma onda. Sua ocupação é mista possui desde apartamentos a comércios e possui uma alta densidade populacional.
Outro edifício bem interessante é o edifício Banespa (nome oficial: Edifício Altino Arantes). Construído a partir de 1939, para ser a sede do Banco do Estado de São Paulo (Banespa), e inaugurado em 1947, foi durante quase duas décadas o mais alto da cidade, até ser desbancado pelo Edifício Itália. Seu projeto inicial foi alterado para fazê-lo à semelhança do Empire State Buildung, em Nova Iorque. Logo após sua inauguração, na década de 40, chegou a ser considerado a maior estrutura em concreto armado do mundo.
No edificio podemos encontrar o museu Banespa onde conta a história do banco, lá dentro encontramos um cofre de 1882 e também um lustre lindo.Tem também a torre do edifício, onde o visitante após enfrentar uma pequena fila pode ter acesso grátis a mesma tendo uma das vistas mais bonitas de São Paulo. Lá de seu mirante, a 161.22m de altura, é possível avistar, em 360 graus, até 40 km da paisagem urbana de São Paulo. Do alto, é possível ver, por exemplo, a Serra do Mar, o Pico do Jaraguá, o Mosteiro de São Bento, o Pátio do Colégio, a rua São Bento e o Mercado Municipal.
Outro prédio bem bonito é o da prefeitura da cidade, o palácio Anhangabaú. O prédio foi inaugurado em 1939 e foi construído para ser sede das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo. Todo revestido externamente de mármore travertino italiano, o edifício foi cedido à prefeitura como parte da negociação da divida de R$ 885 milhões que a extinta CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos) tinha com o Banespa.
Para quem quer um ambiente mais light tem os shoppings, destaco aqui o shopping Frei caneca, muito frequentado pelo publico GLS. Possui um Centro de Convenções, nove modernas Salas de Cinema, uma Escola de Atores, um Teatro, agências bancárias, um Supermercado, Restaurantes e muitas Lojas.

* Mercado Municipal

De segunda a sábado, das 7h00 às 18h00. Domingo, das 7h00 às 13h00.Endereço: Rua da Cantareira, 306. Tel.: (11) 3228-0673

http://www.mercadomunicipal.com.br

* Praça da Sé

Entre as ruas 15 de Novembro e Direita Praça da Sé, s/nº, sobre o Metrô da Sé - Centro - São Paulo - SP

*Museu da Língua Portuguesa

Praça da Luz, s/nº, Centro - São Paulo – SP Informações: Tel.: (11) 3326-0775 -

E-mail: museu@museudalinguaportuguesa.org.br

*Edifício Copan

Avenida Ipiranga, 200,República - Centro

*Edifício Banespa


Rua João Brícola, 2435º andar- Centro - 3249-7180
http://www.banespa.com.br

*Prefeitura de São Paulo

Viaduto do Chá, Nº 15 - Centro

www.prefeitura.sp.gov.br

*Shopping Frei Caneca

Rua Frei Caneca, 569Consolação - Zona Oeste - 3472-2000
http://www.freicanecashopping.com.br/

19 comentários:

Aline Neme disse...

Nani, Vc acredita de vira e mexe vou a Sampa dar uma valta pela 25 e nunca comi o sanduba de mortadela nem o pastel de bacalhau?!

Acho que fico tão entusiasmada com as camproas que deixo as coisas de comer de lado!!!

Mas já tá programado mentalmente, próxima ida à Sampa, que vai ser logo logo, vou comer os dois!!! hehehehehe

Bjundas

Flor de Sal disse...

Agora fiquei ainda com mais vontade de ir a esse pais abençoado! Pois, e aquela sandes lá atráz é um pecado! e dos grandes!

anna disse...

Obrigada Nani, adorei a viagem, aqui sentada em frente ao meu monitor...
É mesmo uma linda cidade!
Beijocas.

Pitadasdilu disse...

Nani, fui uma única vez em São Paulo, se é que dá pra dizer que fui, pois fui e voltei no mesmo dia acompanhando meu marido à trabalho, mas tenho vontade de ir e ficar uns dias para conhecer e é claro comprar...
Bjos, Lú.

Laurinha disse...

Menina, que tour bacana!!!!
Eu gosto de passear no centrão, só não vou sozinha.........fico com muitas sacolas pra crregar ..... :DDD

Lídia Lopes disse...

Que belo passeio! Gostei muito :)
Beijos e óptima semana.

Camila Marinho disse...

Também amo SP!!! E amei o post! Bjos

Gourmandisebrasil disse...

Um mega tour por Sampa! Sempre reclamo de vários problemas que esta cidade enfrenta, mas a verdade é que sentiria muita falta da vida agitada e a facilidade em encontara produtos gastronômicos tão variados.
bjo,
Nina.

Migas disse...

Gostei de conhecer um pouco mais de São Paulo! Tenho muita curiosidade pelo Brasil e nem só pelas praias. Mas agora essa sanduiche de mortadela! Meu deus, é assim tão recheada? :o)

Beijinhos

Julie Sol disse...

Que beleza.
Obrigada Nani por partilhar esse passeio com a gente.

Marizé disse...

Adorei este passeio virtual!

Beijocas

Maria Vitamina disse...

Quando se fala no Brasil pensamos logo nas praias e na beleza natural, quase que nos esquecemos que também existe vida mais urbana e igualmente interessante.
Adorei este passeio virtual por S.Paulo, obrigado.
Bjs

colher-de-pau disse...

Nunca fui ao Brasil... Mas devo dizer que tenho muita vontade de umas férias de praia no nordeste!!
Eu adoro praia!
Mas podia haver um tempinho para ir até S. Paulo! Parece ser uma cidade linda!

Cris disse...

Nani! Que post lindo, adoro São Paulo nos feriados quando está vazio e podemos caminhar pelas ruas e apreciar sua beleza. Mas não gostaria de morar lá, gosto de saber que ao sair de casa no máximo em 10 ou 15 minutos estarei no meu destino. Bjs! :-)

Anônimo disse...

Nani, também moro em Minas e nunca fui a Sampa pra passear, só uma passadinha rápida :] conhecer e explorar lugares é ótimo!!
e me desculpa a demora da resposta! minha avó mora em São Lourenço, logo ali embaixo, no Sul de Minas, conhece?? e você mora onde por aqui?
beeeijos!

Romy Almeida disse...

Nani... S. Paulo é lindo... :-D

Parabéns por tão belas fotos ;-)

Akemi disse...

Nani, morei tantos anos em São Paulo mas morria de medo de ir ao centro. Preciso conhecer todos esses lugares lindos e principalmente este famoso sanduíche de mortadela! Um escândalo de bom ne? ;-)
Bjs fofa!

lulubeka disse...

Nossa estava dando uma olhadinha no seu blog, e aíii que saudades de Sampa....
Estou forando em curitiba a 10 anos, sempre vou a SAmpa.
E realmente minha cidade é LINDA!!!!!!
Amei seu blog!!!
Grande abraço.

nadia de mattos disse...

Nani pela primeira vez entrei no teu site, gostei muito da aparecia das pizzs, no momento estou procurando algo para fazer e vender,olhei suas pizzas, mas como alguns fiquei com duvida sobre o fermento que usar, já que costumo nas minhas receitas usar o fermento biológico, posso usar, cada tablete possui 15gr. quantos devo usar?