quinta-feira, 6 de março de 2014

Bolinho de bacalhau

Carnaval acabou, para muitos começam um período denominado quaresma, no geral muitos católicos fazem um proposito com Deus: neste período só comem carne branca em alguns dias ou durante todo o período da quaresma, pensando nisso ( e também nos amantes de bacalhau, nos amantes de um tira gosto, como eu rs) trouxe hoje pra vocês uma receita de bolinho de bacalhau. 
No geral se usa batata para fazer o bolinho, mas eu prefiro usar mandioca, acho que o bolinho fica mais firme, mais saboroso. Faço bastante dese bolinho e congelo, assim sempre que quero beliscar algo, ou chega visita é só fritar. Guardo por até 3 meses no congelador!
Vamos a receita:



Ingredientes

1kg de mandioca
2 gemas
1 colher (sopa) de margarina
Cheiro verde a gosto picadinho bem pequeno
Sal, pimenta do reino
300 grs de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado
Farinha de rosca para empanar

Modo de fazer

Cozinhe a mandioca até quase desmanchar, escorra e retire as fibras grossas, amasse com a ajuda de um garfo, coloque a massa em uma tigela, espere esfriar um pouco, acrescente as duas gemas, a margarina, cheiro verde e temperos e o bacalhau amasse bem. Molhe as mãos na água e forme os bolinhos, empane (não é preciso passar no ovo, passe direto na farinha de rosca). Frite em óleo quente. Pode ser congelado, antes de fritar.

11 comentários:

Natércia Ramalho disse...

Nani, minha querida que ricos bolinhos ficaram lindos...um beijinho.

Bella disse...

adoro bolinhos de bacalhau... tenho uma receita vegana com batatinha que deve ficar uma delicia e não leva ovos... quando fizer eu posto... talvez pra pascoa ;) bjs

Lia Lemon and Vanilla disse...

Olá Nani, aqui como não se comemora o Carnaval, nem dá para sentir falta.
Adoro bolinhos de bacalhau e estes teus têm um aspecto tão leve e delicioso!!
Beijinhos,
Lia.

Andréa Santana disse...

Nani querida,
realmente com mandioca fica mais firme eu não tinha pensado nisso, rsrs.
Seus bolinhos ficaram perfeitos!

Quando der vamos marcar p/ nos encontrar, ok?

Bjs

Marlene Ferreira disse...

Hummmm que delicinha!! Ficou sequinho por fora e macio por dentro, uma tentação!! Desejo uma linda tarde amiguinha! Bjinhos!

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Boa tarde Nani.Hummm,adoro bolinho de bacalhau,bem propício para época.Também tenho uma receita para postar lá no blog.
Bjs

Josy disse...

Viu só Nani nem tudo sabemos fazer com perfeição. Vc diz que não dá certo seus risotos, e eu te digo, que meus bolinhos nunca ficam lindos, adoro bolinhos com massa de mandioca, mas sempre que faço, eles estouram. Os seus ficaram lindos, sequinhos como gosto e de bacalhau é de babar.Mas um dia aprendo hehehe...Beijinhos

www.sosimplesassim.com.br disse...

Eu também sou fã de aperitivos, Nani. Sempre fico de olho nas novidades. Bolinho de bacalhau, para mim, é um dos melhores que conheço.
Bj,
Lylia

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Nani,
Somos fãs de bacalhau e em casa de portugueses não poderiam faltar os bolinhos de bacalhau, inclusive esses com mandioca, confeço que são deliciosos, a única diferença é que asso no forno.
Bom final de semana, beijo,
Vânia

Marina disse...

Estão com ótimo aspecto!!!
Bjs :)

Maria Cristina disse...

Me deu agua na boca......ja estou degustando so de ver,,,,hummmmmmm.parece facil de fazer..bjus-cris