sábado, 9 de abril de 2011

Cuscuz (ou seria pudim?) de tapioca

Lembro de uma vez em que, passando em uma rua no centro de Belo Horizonte me deparei com uma senhora vendendo algo que eu nem sabia o que era, mas quando vi aquilo branquinho feito uma nuvem com coco e leite condensado por cima eu já sabia que era gostoso e que eu queria, comprei e não estava enganada. Nunca me esqueci daquela delicia, mas também nunca mais consegui encontrar pra comprar. Passado algum tempo tempo encpntrei uma receita na net (não me lembro mais onde) e passado mais tempo ainda comprei a tapioca em flocos pra fazer, ficou igualzinho.

A receita é uma das mais simples que já vi, só não descobri ainda se é cuscuz ou pudim, mas sei que é uma maravilhosa, vamos a receita:


Ingredientes

250gr de tapioca em flocos

100gr de coco ralado em flocos

1 1/2 xícara de açúcar

1 pitada de sal

1 vidro (200 mL) de leite de coco

1 litro de leite morno

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes em uma vasilha, mexa de vez em quando até todo o leite ser absorvido. Coloque em um refratário e leve a geladeira por mais ou menos 4 horas. Na hora de servir coloque por cima coco ralado e leite condensado.

Pode ser servido em copinhos individuais.

Se quiser para corte reduza o leite para 750 mL.


28 comentários:

Vicentina disse...

Deus do céu que maravilha, parece uma nuvem.
Desculpe a burrice, não vai no fogo? ou não li direito?
Bjs e Bom Fim de Semana

Pitadasdilu disse...

Ai Nani, seja o que for, me deixou com água na boca... mas tem cara de cuzcuz. Eu tenho uma receitinha também e um saquinho de tapioca me esperando, mas ainda não fiz.
Quando pequena tinha um senhor que vendia na feira... que delícia.
Bjos, Lú.

Unknown disse...

Olha Naninha...não importa, só sei que é dos deeeeeuuses!!!Que coisa mais maravilhosa é essa? Preciso experimentar urgente...beijkas

Daniana Bittencourt disse...

Ahhhh!!! Isso é bommmmmmmmm demais!!
Aqui chamamos apenas de tapioca... rsrs
E o melhor, que é tão prático, não acha?
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Beth Martins disse...

Gostei imenso do seu aspecto deve ser uma delicia amiga,gostei muito

beijinhos e bom domingo

Josy disse...

Ai Jesusuinho que delicia de sobremesa....fiquei com água na boca....ficou linda Nani...adorei e to levando a receita...bjocas bom domingo

Vivian disse...

aiiiiiii que tooooooortura !!!!!

bj

Talita Cristina - Líder Receitas disse...

Amei! Adoro tapioca mas nunca experimentei fazer deste jeito! Anotei a receita... será a minha próxima aventura na cozinha!

Bjo,
Talita Cristina

Carla disse...

Além de a foto estar ma-ra-vi-lho-sa, tudo nesse cuscuz-pudim chama uma boa mordida! hehehe! Obrigada por compartilhar a receita.

Inez disse...

Mesmo usando 750ml de leite não deu o ponto de corte. Para resolver, deixei um tempo no freezer. Ficou ne, geladinho e delicioso...

Sabor em Si disse...

Nani, Cuscuz ou pudim,seja o for, é um Manjar dos Deuses!
Adorei a receita.
Estou te seguindo, se quiser me seguir tbm será muito bem vinda!
Bju gde
Sabor em Si

Debora koso disse...

Nani qto tempo!Estou voltando aos poucos deu uma desanimada,rsrsrrs,hummmmmm amei essa tapioca que delicia!!!!!!!!!!!!! Vou tentar fazer,bjos!!!!!!!

Andréa Santana disse...

Nani,
que fatia tentadora, é de dar água na boca!

Beijinhos,
Andréa...

Islene Teles disse...

SEGUUUUUUUURA JESUSSSS!! Que coisa linda e com CERTEZA saborosa. Receita anotada, nani. Bjinhos

Rachel disse...

Naninha, assim você acaba comigo, engordei os 3 kg de volta só de olhar a foto...rs!
Minha nossa menina, está de babar esse pudim!
Bjuss!!!

Unknown disse...

Nani, ficou uma delícia de se ver, mas se quiser fazer para corte, eu peguei minha receita com o vendedor da feira lá da minha rua quando morava em Vila Isabel - Rio de Janeiro.
Este é o link da receita:

http://receitasdavovocristina.blogspot.com/2009/11/cuzcuz.html


Beijinhos.

Rachel disse...

Nani respodendo sua pergunta lá no blog... sempre que preciso de fatias finas de berinjela, corto mesmo é com uma faca de cozinha bem afiada, não gosto muito dos fatiadores comuns, pois saem muito desiguais.
Bjuss!!!

Natália Eleutério disse...

Esta foto do corte está uma tentação, bjs.

Fabiana disse...

Nani,
Essa receita é uma tentação.
As fotos estão me matando...e o que é aquele leite condensando chorando sobre o doce...
ai, preciso fazer urgentemente...kkkk
beijos

Pitadasdilu disse...

Oi Nani! Você é a única pessoa nesse mundão que eu conheço que não gosta de chocolate...rs, rs, rs...
Um lindo fim de semana pra ti.
Bjos, Lú.

Bella disse...

Hummmmm! Bem delicioso esse pudinzinho! Bjs

Lu Marques disse...

Nani, eu amo de paixão e a minha família também, o cuscus de tapioca(é assim que eu o conheço, a primeira vêz em que o comi foi no rio de Janeiro (à uns 25anos atrás),pedi a receita para o vendedor, e não teve jeito,não me foi passada (talvêz ele achasse que eu seria sua concorrente,imagina!, 10 anos depois fui para Guaraparí, novamente comi essa delícia na praia, pedi a receita para o vendedor, e o bom senhor passou-me, em detalhes.
sempre faço para minha família, pois todos gostam.
A sua foto está espetácular!!!me deu uma vontade....babei...

RECEITAS DA RENATTA disse...

MINHA QUERIDA, ESTA RECEITA É MAGNIFICA E TOMEI A LIBERDADE DE COLOCAR EM MEU BLOG....VC ESTA DE PARABENS....SEU BLOG É UMA DELICIA....BJUU

Anônimo disse...

Ola,Nani! o nome dessa maravilha é cuzcuz de tapioca. Minha mãe quando eu era pequena fazia para vender.cuzcuz é uma comida típica baiana, mas mesmo minha mãe sendo aqui do RJ,sabia fazer como ninguem.
Mas é legal fazer com coco fresco, não de saquinho e colocar um pouquinho de grão ou chá de erva-doce para dar um toque especial,valeu!

marcia disse...

Ola,Nani! o nome dessa maravilha é cuzcuz de tapioca. Minha mãe quando eu era pequena fazia para vender.cuzcuz é uma comida típica baiana, mas mesmo minha mãe sendo aqui do RJ,sabia fazer como ninguem.
Mas é legal fazer com coco fresco, não de saquinho e colocar um pouquinho de grão ou chá de erva-doce para dar um toque especial,valeu!

Escola Municipal Altivo Cesar disse...

Ola,Nani! o nome dessa maravilha é cuzcuz de tapioca. Minha mãe quando eu era pequena fazia para vender.cuzcuz é uma comida típica baiana, mas mesmo minha mãe sendo aqui do RJ,sabia fazer como ninguem.
Mas é legal fazer com coco fresco, não de saquinho e colocar um pouquinho de grão ou chá de erva-doce para dar um toque especial,valeu!

saberescomsabores disse...

Olá Nani! Que saudades deste doce!!! Estive no Rio de Janeiro na década de 90, e comi esse doce em casa de familiares mas não troce a receita. Hoje recordei e vou experimentar, depois conto...Bjs.

SIMONE DECORAÇÃO INFANTIL BARUERI disse...

Nani, eu tambem tenho lembranças desse prato assim como vc e tambem estava procurando a receita.eu comi uma vez. e nunca mais esqueci o gosto e foi uma inquilina da minha que fez e eu era criança. lembro da moça ate hoje com gostinho de pudim de tapioca.e a aprencia do seu é o mesmo do dela.