sábado, 12 de julho de 2014

Fondue de queijo

Friozinho bom não é mesmo? Época de comidinhas quentes e aconchegantes. Quer comidinha mais aconchegante que fondue? Não, não existe, aqui em casa no frio não pode faltar! Como você prepara o seu? Com quais queijos? Eu costumo variar os queijos sempre seguindo o seguinte critério: Utilizo um queijo mais picante (Gruyère) misturado a um queijo mais leve (Emmental), mas o Emmental pode ser substituido por outros como o Gouda, Estepe e Prato. Tem quem goste de fondue mais forte, então vale a combinação do gorgonzola e provolone.
Deixo aqui uma sugestão de como eu faço meu fondue:




Ingredientes


150g de queijo tipo gruyère ralado
150g de queijo prato ralado
200g de queijo ementhal ralado
1 dente de alho sem casca (inteiro)
180ml de vinho branco seco
50ml de conhaque
1 colher (chá) de amido de milho
150ml de creme de leite (uso o de caixinha)
Modo de fazer
Aqueça uma panela no fogo e esfregue o dente de alho no fundo (reserve o alho para esfregar no rechaud que irá servir o fondue). Coloque o vinho branco na panela e espere aquecer um pouco. Junte os queijos quando o vinho estiver morno, em fogo baixo mexa até que os queijos derretam.A parte dissolva a maisena no creme de leite e junte à mistura de queijos, mexa até engrossar ligeiramente, junte o conhaque, um pouquinho de pimenta do reino e noz moscada moídas (nem sempre uso).Deixe cozinhar por mais um minuto (para evaporar um pouco o álcool do conhaque). Passe o alho no rechaud que vai servir o fondue, despeje a mistura de queijos fundidos no rechaud e mantenha sempre aquecido em chama bem baixa para o queijo não queimar.
Sirva com pães, batata bolinho cozida, tomate cereja ou até mesmo com filé mignon passado na manteiga (Corto o filé em tiras, tempero e levo a chama do fogão em uma frigideira bem quente com manteiga, deixo pegar cor (gosto dele mais bem passado), viro em uma vasilha bem bonita e vou passando cada tira no fondue).

5 comentários:

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Perfeito.Tudo de bom nessa época de friozinho.
Beijos,ótimo domingo e excelente semana.

Maria Cristina disse...

nossa !!!que deliciaaaa uma das comidas preferida e queijo e derretido assim e bom d++++++++e muito chique e nos dias frios entao e tudo bem,por aqui onde nunca fiz,por ser muito quente.mas qualquer hora vou fazer.bjus -cris

Guloso e Saudável disse...

Bom dia Nani,
Adoramos fondue de queijo, mesmo sem frio de vez em quando fazemos aqui em casa, esse ficou perfeito.
Beijo, boa semana,
Vânia

Natália Eleutério disse...

Mesmo bom, não fosse queijo que adoro, bjs.

Unknown disse...

Muito bom suas postagens. Abração
Everton