sexta-feira, 27 de julho de 2007

Cocada da minha avó

Eu tive que adiantar minha viagem de volta mas deu tempo de eu pegar ao menos uma receitinha que minha avó fez para mim. É esta cocada deliciosa, sempre gostei desta cocada, ela é fácil e muito gostosa.

Veja:

Ingredientes

4 xícaras (chá) de coco ralado grosso

4 xícaras (chá) de açúcar

6 xícaras (chá) de leite ou água (minha avó na maioria das vezes faz com água ou coloca metade água metade leite)

Modo de fazer

Misture numa panela a água e/ou leite e leve ao fogo, mexendo de vez em quando. Depois de cerca de 20 minutos, irá começar a engrossar, coloque então o coco. A partir daí, mexa sem parar até que o caldo seque, a cocada fique bem consistente e comece a dourar. Tire do fogo e despeje sobre uma superfície de mármore untada com manteiga ou sobre folhas de bananeira. Espere secar e corte o doce.

Dica: Para saber o ponto do doce coloque em um prato um pouquinho do doce e mexa vigorosamente, se endurecer está na hora de tirar do fogo, ou jogue um pouquinho na água e mexa com os dedos, tem que ficar uma bolinha dura.

Nenhum comentário: